A companhia seguradora vai te pagar o valor contratado na apólice?
O seguro de tratores e máquinas agrícolas possui uma grande diferença para o seguro de um automóvel: não existe tabela Fipe para tratores (em fase de testes). A tabela Fipe de automóveis é atualizada mensalmente e, com base nela, uma companhia de seguros faz a indenização de um veículo em caso de roubo/furto ou perda total. Mas, se não existe tabela Fipe para equipamento agrícola, como a companhia faz neste caso?
Por exemplo: em caso de roubo ou furto de um trator, a seguradora vai buscar cotações na internet de um equipamento do mesmo modelo e ano. Ela também vai pedir cotações para o cliente. Observação: não é carta de avaliação, é uma cotação de um mesmo equipamento, marca, modelo e ano.
Ou seja, se você contratar R$ 100 mil de cobertura e o trator valer R$ 80 mil, a seguradora vai indenizar com base no valor do trator, e não no valor contratado.
No momento da contratação do seguro, devemos informar, na proposta, qual seria o valor de mercado deste trator. Para isto, você deve saber qual é o valor do equipamento na região, em lojas de revenda e em anúncios, principalmente em sites de venda de tratores usados.
Caso este valor esteja desatualizado na apólice, te orientamos a entrar em contato conosco para solicitar o ajuste da cobertura, mesmo durante a vigência do seguro.
A nossa corretora está à disposição para te auxiliar neste processo e tirar todas as dúvidas que surgirem!